sábado, 5 de janeiro de 2008

Google lança serviço de localização de celulares

A Google informou que está introduzindo um sistema de mapeamento inovador que utiliza as torres de telefones celulares para permitir que os usuários destes celulares descubram serviços locais sem digitar nenhum endereço.
O novo serviço, chamado de My Location, está sendo oferecido em modalidade de teste para usuários dos EUA e tem o objetivo de expandir o percentual de usuários de celulares com localização de endereços, mesmo que os aparelhos celulares não sejam equipados com chips de localização por satélite (GPS).

O Google Maps dor Mobile junto com o My Location irá informar automaticamente usuários de celulares onde eles estão no mapa. Os usuários simplesmente digitarão o número “0” nos seus aparelhos para mover o mapa para a área próxima.
Será que futuramente este serviço poderá dizer, -- passo a passo e à medida que nos movemos, -- como chegar a um endereço de destino? Se isso for possível no futuro: é este o início do fim dos GPS’s localizadores?

O Google está oferecendo o serviço gratuitamente, diretamente para consumidores dos EUA e espera introduzir propaganda local que tem a vantagem do serviço de reconhecimento do local onde está o usuário. A empresa criou o serviço independente das operadoras.

O serviço utiliza vários algoritmos para aproximar o local do aparelho do usuário relativo às torres mais próximas a ele. O serviço utiliza uma base de dados de celulares que o Google construiu utilizando leituras anônimas de sinais de aparelhos móveis de pessoas que utilizaram o serviço de Google Maps for Mobile para ajudar a localizar os usuários do My Location. (The NY Times)

Fonte

Nenhum comentário: