sábado, 2 de fevereiro de 2008

Sedentarismo acelera envelhecimento

Pesquisadores britânicos descobriram a causa celular pela qual
uma vida sedentária pode acelerar o envelhecimento.

Os pesquisadores da King´s College, em Londres, pesquisaram 2.401 gêmeos voluntários e observaram que aqueles que eram fisicamente ativos durante o seu período de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam.
Gêmeos idênticos são o equivalente natural dos clones humanos, portanto seres biologicamente idênticos. Apenas fatores externos, e não genéticos, poderiam causar alterações físicas severas.

O artigo foi publicado revista científica Archives of Internal Medicine e questionava sobre o estilo de vida dos participantes. Também foram retiradas amostras de sangue para fazer análise de DNA de cada um.
Os cientistas verificaram que os telômeros -- seqüências de protéicas das extremidades do DNA -- tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. Os telômeros são as terminações que mantém as fitas de DNA unidas dentro das células, oferecendo proteção. Quando o telômero se esgota a célula morre. Quanto menor o telômero, mais velha a pessoa é, e a célula fica mais vulnerável a danos.

Fonte

Nenhum comentário: