sábado, 8 de março de 2008

Dinheiro pode transmitir vírus da gripe

Um estudo realizado no hospital da Universidade de Geneva, na Suíça, descobriu que o vírus da gripe pode se esconder e sobreviver em cédulas de dinheiro durante mais de duas semanas, informou a agência AFP nesta sexta-feira.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores inseriram amostras do vírus da gripe em notas usadas e as deixaram em uma sala climatizada. Ainda que um único vírus tenha sobrevivido durante apenas algumas horas, altas concentrações do microorganismo resistiram durante vários dias.
No pior caso, se misturado à saliva humana, o vírus pode sobreviver por duas semanas e meia, segundo o estudo. "Essa característica do vírus sugere que notas de dinheiro não podem ser ignoradas em um plano de prevenção à doença", disse o pesquisador Yves Thomas.
Só na Suíça, entre 20 e 100 milhões de notas de dinheiro trocam de mãos em apenas um dia, informou o estudo, que foi encomendado por um banco do país. Agora os pesquisadores vão estudar o risco de transmissão do vírus da gripe por meio das cédulas.

Nenhum comentário: