domingo, 6 de abril de 2008

Google Preto: Economize e Salve o Planeta

Dois sites, um nacional - o Google Preto - e um internacional - o Blackle - começaram um furô na internet sobre a economia de energia e redução dos efeitos do aquecimento global.
A idéia é muito boa e gera uma discussão bem interessante.

Se trata do Google Negro. Segundo o Google Preto:
  • Para exibir uma tela inteira branca, seu computador usa cerca de 74 watts, enquanto para mostrar uma preta o consumo é de 59 watts.
  • O excesso de luminosidade produzida por um fundo totalmente branco é muito mais prejudicial aos olhos que um fundo totalmente preto.
  • Interessante, não é? Agora, imagine a quantidade de energia que seria economizada se o layout do Google - que é inteiro branco e recebe cerca de 200 milhões de buscas por dia - fosse totalmente preto. Por isso, nós colocamos na Internet a versão escura do Google - o GooglePreto.
  • Em seu blog (EcoIron), o americano Mark Ontkus fez as contas dessa economia e, partindo do pressuposto que cada busca é exibida por 10 segundos, chegou à conclusão que essa mudança economizaria 750 megawatts-hora (mWh) por ano!
Se realmente há uma redução significativa no consumo, não sabemos, mas que há alguma diferença, isso sim é certo.

Gente conhecedora da informática diz que há um aumento da vida útil do monitor com uma menor emissão de luz, como nas telas escuras e que há uma redução desprezível. Mas, desprezível 200 milhões de vezes por dia se torna significativo, não? São algumas micro luzinhas que não acendem no preto, enquanto todas se acendem no branco. O fato é que o aquecimento global está na moda, todo mundo fala nele depois daquele relatório da ONU que diz que não só os nossos netos vão sentir esses efeitos, mas nós mesmos. Se a tua intenção é ser politicamente correto, no entanto, existem diversas outras maneiras de economizar mais significativamente como reduzindo o brilho da TV, do monitor, comprando um monitor de LCD, etc…

Nenhum comentário: