sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aparelhos que enxergam as pessoas nuas
serão instalados em aeroportos
A Transportation Security Administration (algo como a Administração de Segurança dos Transportes) dos EUA tem uma novidade: serão instalados, no lugar dos detectores de metais comuns dos aeroportos, scanners – mas eles não são scanners comuns, eles permitem que o operador veja a “vítima” sem roupas!

Inicialmente, eles seriam uma opção para aqueles passageiros que não passaram pelo detector de metal. Mas Robin Kane, o chefe da agência, disse que os resultados dos testes foram tão bons que usar as máquinas como aparelho normal de checagem faria mais sentido.

De acordo com ele, nos resultados positivos foram incluídas as opiniões dos passageiros. Agora o plano é que todos passem pelo scanner ao invés do detector de metal.

“Estamos apenas terminando alguns testes em aeroportos” declarou Kane. Se os resultados continuarem a ser positivos, os aparelhos serão instalados em todos os aerportos americanos de uso doméstico.

Oficiais deixaram claro que tudo ainda está em fase de testes e não há previsão de quando os aparelhos serão instalados. As máquinas custarão entre cem mil dólares e cento e setenta mil dólares, dependendo do modelo.

Os passageiros até agora se mostraram animados com a idéia de substituir os não-confiáveis detectores de metal. Mas qual será a reação dessas pessoas quando souberem que, em uma sala distante, alguém estará vendo seu corpo nu, posando para a inspeção?

Os oficiais declaram, ainda, que os operadores da máquina, de alguma forma, serão incapazes de associar o corpo ao passageiro. [NY Times]

Fonte

Nenhum comentário: