quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O drama de Omayra

Fotografias que fizeram história

Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985.
Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de poucos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam.

Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.

O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.

Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois seu sofrimento foi vivenciado em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

é a dura realidade desta vida inútil.

Anônimo disse...

Tem gente que mete o pau nos americanos, mas se um americano estiver no raio que o parta, em qualuer situação de emergência, eles montam uma mega operação para resgatá-lo. No nosso e em outros páises menos solidários com seu povo, acontece isso ai, e ainda nos dias de hoje, e olha que já se passaram 22 anos dessa tragédia.

Anônimo disse...

É uma vergonha saber que países como esse ignoram a desgraça de seu povo, principalmente os pobres.
Realmente, gosto dos americanos pois na desgraça, eles fazem de tudo para salvar cada vida do mais pobre cidadão. Sempre aparece uma empresa com guindaste...retroescavadeiras e outras maquinarias para retirar as vítimas.
Quero fazer uma ressalva....exceto o odiento Bush que deixou ao abandono o povo de nova Orleans...quando da passagem do Katrina...mas Bush é o resto dos restos.